segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sociologia da educação.



É a parte da sociologia que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Emile Durkheim, Karl Marx, Max Weber são os fundadores. O primeiro a ter uma sociologia da educação sistematizada é o Durkheim, em obras como: Educação e Sociologia, A educação pedagógica na França e Educação Moral.
Os seus pesquisadores e estudiosos tem a oportunidade de compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. A associação internacional de sociologia possui o Comitê de pesquisas em sociologia da educação desde 1471.
Um dos pioneiros na sociologia da educação no Brasil foi Fernando de Azevedo, signatário do manifesto dos pioneiros da escola nova em 1932, responsável pela reforma do ensino no Distrito Federal (1927). Ainda foi um dos responsáveis pela fundação da USP.
O conhecimento das diferentes culturas permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de forma mais ampla. Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista sem a influência religiosa.
Esta sociologia se consolidou por Marx e Engels criando uma relação de educação e produção, suas concepções teve como inicio a revolução industrial criando a educação politécnica que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo eles acreditavam que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
A sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, a importância dela para o futuro está, principalmente, em fornecer instrumentos para a análise da sociedade. Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação social histórica e contemporânea.

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