É a parte da sociologia que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Emile Durkheim, Karl Marx, Max Weber são os fundadores. O primeiro a ter uma sociologia da educação sistematizada é o Durkheim, em obras como: Educação e Sociologia, A educação pedagógica na França e Educação Moral.
Os seus pesquisadores e estudiosos tem a oportunidade de
compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez,
é também resultante da educação. A associação internacional de sociologia
possui o Comitê de pesquisas em sociologia da educação desde 1471.
Um dos pioneiros na sociologia da educação no Brasil foi
Fernando de Azevedo, signatário do manifesto dos pioneiros da escola nova em
1932, responsável pela reforma do ensino no Distrito Federal (1927). Ainda foi
um dos responsáveis pela fundação da USP.
O conhecimento das diferentes culturas permite uma aproximação
dos processos mais estruturais que compõem a educação de forma mais ampla.
Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores
para uma nova moral laica e racionalista sem a influência religiosa.
Esta sociologia se consolidou por Marx e Engels criando uma
relação de educação e produção, suas concepções teve como inicio a revolução
industrial criando a educação politécnica que combina a instituição escolar com
o trabalho produtivo eles acreditavam que dessa relação nasceria um dos mais
poderosos meios de transformação social.
A sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista,
a importância dela para o futuro está, principalmente, em fornecer instrumentos
para a análise da sociedade. Isso significa tornar mais claros os horizontes de
sua prática profissional e sua relação social histórica e contemporânea.
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