segunda-feira, 28 de maio de 2012

Epistemologia antiga.


Platão: Teoria platônica
      Para Platão todo ser humano tinha a capacidade de pensar e refletir, para Platão o conhecimento esta no mundo das ideias, no mundo das ideias  o verdade absoluta ,ou seja, a definição, e no mundo sensível não exista verdade imutável, no mundo das coisa se encontra o objeto.
Aristóteles: teoria aristocrática:
Aristóteles discordava de Platão, porque para Aristóteles não existia o mundo das ideias, para ele a essência das coisas estava na própria coisa e não no mundo das ideias, para ele existia vários tipos de conhecimento como:
Intuição, Percepção, Conhecimento e etc.
Santo agostinho e os céticos:
·         Santo Agostinho ou bispo Hipona criticava os céticos que em
sua teoria (falavam que não existia a verdade absoluta por isso tínhamos sempre
que questionarmos o que consideramos verdade) mas para ele  á verdade imutável existia e era dada pela iluminação divina.
·         Ele utiliza três critérios primordiais o principio da não
contradição onde os muitos filósofos e sociólogos mesmo que  suas teorias ,sempre existia uma verdade
pertinente nas suas teorias, segundo critério seria a própria existência pois
não podemos duvidar da própria existência, pois o duvidar é a prova que se
existe , no terceiro critério Agostinho fala que os sentidos podem nos enganar mas
isso não significa que eles sempre nos enganam como defendiam os céticos.

Função Afim



Definição:
Uma função f: IR → IR (f de IR em IR) chama-se
função afim quando existem dois números reais a e
b tal que f(x) = ax + b, para todo x є IR, tem como expoente maior que 1 expoente de variável independente.

 Exemplos:
1) f(x) = 2x + 1 (a = 2, b = 1)
2) f(x) = -x + 4 (a = -1, b = 4)4) f(x) = 4x (a = 4, b = 0)
1º Caso: a > 0.

Vamos construir, o gráfico da função f(x) = 2x -1.
2º Caso: a < 0.
Vamos construir, o gráfico da função f(x) = -3x -1.
Uma função afim é crescente quando o valor do cociente angular for superior a 0 e decrescente quando for inferior.
§  a > 0 - função crescente - ângulo agudo
§  a<0 – função decrescente – ângulo obtuso






Primeiro campeonato de tênis.

     
O primeiro campeonato amador mundial foi realizado no All-England Lawn Tennis e Croquet Club em Wimbledon, England(homens, 1877; mulheres, 1884). No final de século 19, tênis de grama tem sido introduzido em colônias britânicas e outras nações através do mundo. Nos Estados Unidos, regras locais e padronizações do jogo variou muito até 1881, quando a Associação de Tênis dos Estados Unidos (agora USTA) foi organizado para padronizar regras e equipamentos.

Lixo X Sustentabilidade.



     O planeta terra oferece tudo o que precisamos pra viver, ar  para respirar ,agua para beber, solo para a agricultura, combustíveis para utilizar e vários materiais. A maioria desses recursos se renova naturalmente. Alguns fazem isso mais depressa, como a madeira das arvores. Outros levam milhões de anos para se decompor ,e alguns são limitados, como o espaço habitável.


Sociologia da educação.



É a parte da sociologia que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Emile Durkheim, Karl Marx, Max Weber são os fundadores. O primeiro a ter uma sociologia da educação sistematizada é o Durkheim, em obras como: Educação e Sociologia, A educação pedagógica na França e Educação Moral.
Os seus pesquisadores e estudiosos tem a oportunidade de compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. A associação internacional de sociologia possui o Comitê de pesquisas em sociologia da educação desde 1471.
Um dos pioneiros na sociologia da educação no Brasil foi Fernando de Azevedo, signatário do manifesto dos pioneiros da escola nova em 1932, responsável pela reforma do ensino no Distrito Federal (1927). Ainda foi um dos responsáveis pela fundação da USP.
O conhecimento das diferentes culturas permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de forma mais ampla. Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista sem a influência religiosa.
Esta sociologia se consolidou por Marx e Engels criando uma relação de educação e produção, suas concepções teve como inicio a revolução industrial criando a educação politécnica que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo eles acreditavam que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
A sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, a importância dela para o futuro está, principalmente, em fornecer instrumentos para a análise da sociedade. Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação social histórica e contemporânea.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Poesia.

Sobre o mito
Quando o contaram
Ele já existia
A maior das histórias
Origina-se de uma simples palavra

Vive até hoje
Porque alguém acredita
Procura as origens
Em tudo o que fala

Ninguém prova
Que é pura mentira
Ninguém se preocupa
Com quando nasceu

Existe por que a fé existia
E por que um dia
Ele já convenceu
                        Manuela Fernandes

Tipos de conhecimentos.

Filosófico
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência delimitado pela necessidade da comprovação concreta para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências.
Científico
Resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que o regem, o conhecimento científico é verificável na prática, por demonstração ou experimentação, Além disso, tendo o firme propósito de desvendar os segredos da realidade, ele os explica e demonstra com clareza e precisão, descobre suas relações de predomínio, igualdade ou subordinação com outros fatos ou fenômenos.
Empírico
O conhecimento empírico é o que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, baseado apenas na experiência da vida ou transmitida por alguém. Geralmente é o resultado de experiências de erro e acerto, sem observação metódica nem verificação sistemática, por isso carece de caráter científico. Pode também fazer parte das tradições de uma coletividade, passando de geração para geração.
Senso Comum
O homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar, se quebrarem um espelho, sete anos de azar.Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma". Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Elas não só foram assimiladas mas também transformadas, contribuindo assim para a compreensão da realidade.
Mítico
Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas, "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária". Assim, ainda que o conhecimento mítico crie representações para atribuir um sentido às coisas, ele ainda se baseia na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente.

Nome do grupo: Camila Lima n°8, Nathalia Leite n°27, Alexia Lavinia n°1, Yanca Siebra n°39, Savio Gabriel n°33, Breno n°6, Richard n°31, Aparecida maria n°4, José Jesualdo n°19. 1°A.


Problemas com Aplicação das Operações de Conjuntos.


Em alguns problemas que envolvem conjuntos,principalmente aqueles eu se referem a pesquisas,o interesse não está em saber que elementos pertencem a qual conjunto,mas sim em saber o número de elementos de cada conjunto.Problemas dessa natureza podem ser resolvidos aplicando-se as operações com conjuntos.
Você Sabia que o Número PI Equivale á 3,14...
Função Constante
O Comprimento C de uma circunferência de centro O e raio r é 2PIr,em que PI é um número irracional,cuja aproximação com quatro casas decimais e 3,1416.
Conjuntos Numéricos (Resumo)
Números Naturais:
Definição: Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos incluindo o zero. Representado pela letra
N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves. 
Exemplo: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... } 

Números Inteiros:
Definição: É  representado pela letra
Z maiúscula. Os números positivos são representados com o sinal de (+) positivo na frente ou com sinal nenhum (+2 ou 2), já os números negativos são representados com o sinal de negativo (-) na sua frente (-2). 
Exemplo: Z={-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5...}

Números Racionais:
Definição: O conjunto dos números racionais é representado pela letra
Q maiúscula. Pertencem a essa classe todos os números naturais, interior, e os números decimais, frações e etc.

Números Irracionais:
Definição: O número irracional é aquele que não admite a representação em forma de fração (contrário dos números racionais) e também quando escrito na forma de decimal ele é um número infinito e não periódico. 
Exemplo 1: 0,232355525447... é infinito e não é dízima periódica (pois os algarismos depois da vírgula não repetem periodicamente), então é irracional. 
Exemplo 2: Se calcularmos em uma calculadora veremos que √2 , √3 , π são valores que representam números irracionais.

Números Reais:
Definição: Para chegarmos ao estudo dos números reais, temos que ter passado pelos números: naturais, inteiros, racionais e irracionais. Pois o conjunto dos números reais é a união do conjunto dos racionais com os irracionais. Ele é representado por R maiúsculo.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Breve história do basquete ou basketball.



     Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets. Havia poucas opções de atividades físicas em locais fechados e essas se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulava aos alunos. Foi então que o diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor James Naismit, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. Refletindo bastante, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade.  Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. Naismith decidiu então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado. A preocupação seguinte do professor era quanto ao alvo que deveria ser atingido pela bola. A solução foi: o alvo deveria ficar a 10 pés ou 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. 
     Os primeiros alvos para a bola foram dois velhos cestos de pessego. Com um martelo e alguns pregos, Naismith prendeu os cestos na parte superior de duas pilastras, uma em cada lado do ginásio. Mediu a altura. Exatos 3,05m, altura esta que permanece até hoje. Mas havia um pequeno problema, a cada vez que um arremesso, um jogador tinha que subir até a cesta para pegar a bola, a solução foi cortar a base do cesto.  James Naismith escreveu rapidamente as primeiras regras do esporte, que formaram a base para as regras atuais. No início eram utilizados de 3 a até 40 jogadores por equipe. O criativo professor levou as regras para a aula.Comunicou a seus alunos e se pôs a explicar as instruções e organizar as equipes. Havia 18 alunos na aula. Naismith selecionou dois capitães e pediu-lhes que escolhesse os lados da quadra e seus companheiros de equipe. 
     Escolheu dois dos jogadores mais altos e jogou a bola para o alto. Era o início do primeiro jogo de basquete. Sabe-se apenas que foi em dezembro de 1891, pouco antes do Natal. Como esperado, o primeiro jogo foi marcado por muitas faltas, que eram punidas colocando-se seu autor na linha lateral da quadra até que a próxima cesta fosse feita.  A primeira partida oficial do esporte recém-criado foi realizada no ginásio Armory Hill, no dia 11 de março de 1892, em que os alunos venceram os professores pelo placar de 5 a 1, na presença de cerca de 200 pessoas.
                                                                                                                         
     Agora que você conheceu um pouco sobre a história do basquete, vamos ver as principais regras desse esporte.
ü        - Duas equipes cada uma dever ser composta por 12 jogadores, cinco em jogo e sete reservas.
ü        - A partida se inicia quando o árbitro joga a bola ao ar entre dois jogadores adversários.
ü        - Diferentemente do futebol, uma partida de jogo de basquete nunca pode sair empate.
ü        - Os jogadores usam a mão para jogar a bola, porém não é permitido andar com a mesma na mão. Pode ser arremessada, “tapeada”, rolada ou driblada.
ü        - A equipe vencedora é aquela que tiver maior número de pontos no final da partida.
ü        - Se houver uma falta e essa falta seja cometida sobre um jogador que não esteja em lançamento deverá ser cobrada com uma reposição de bola lateral.
ü        - Regra dos 5 segundos: Um jogador marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
ü        - Regra dos 3 segundos: Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos na área do garrafão do time adversário enquanto sua equipe esteja com a bola.
ü        - Regra dos 8 segundos: Se uma equipe estive com a posse da bola na sua defesa deve-se fazer com que a bola chegue em 8 segundos no ataque.
ü        - Regras dos 24 segundos: Uma equipe na posse de bola deve ter 24 segundos para lançar ao cesto do time adversário.
ü        - O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

     Essas são as principais regras do Basquete. Achou que esse esporte tem muitas regras olhando só por esse texto? É porque você não viu todos, segundo meu professor de Educação Física todas as regras daria um livrinho, seria modo de falar ou verdade? Enfim, pratique esse e outros esportes e tenha uma vida saudável.