A palavra filosofia vem de origem grega que significa amor à sabedoria. Ela nasce no momento em que o homem começou a pensar como a vida funciona e questionar sobre surgimento das coisas do universo. Filosofia surgiu, pois a mitologia não conseguia mais explica a origem dos fatos.
A Grécia Antiga vivia um momento de auge de sua cultura. O comércio com outros povos trouxe conhecimento. A produção artística era muito ativa. Havia os jogos olímpicos. A linguagem, moeda e tecnologia (de arquitetura e militar) também marcaram esse período.Entretanto, naquele momento iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização,sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos.
Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) é considerado o primeiro filósofo. Os fragmentos que restaram de seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a água. Podemos encontrar água em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo, usando a razão, é que irá diferenciar a filosofia da mitologia.
Vários fatos históricos fortaleceu a filosofia, dentre deles estão: a invenção do calendário, viagens marítimas, invenção da moeda, os surgimentos das civilizações e politica e etc. A filosofia chegou para mostrar que o mundo não era cheios de monstros como o mito dizia, avançando cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário